Os efeitos das atividades multimodais na capacidade de leitura crítica dos alunos

 

OS EFEITOS DAS ATIVIDADES MULTIMODAIS NA CAPACIDADE DE LEITURA CRÍTICA DOS ALUNOS

 

Além de uma breve exposição de informações sobre gênero videoclipe, pedagogia dos multiletramento, learning by design, letramento, multiletramentos, multimodalidade e leitura crítica visual, este post objetiva investigar os efeitos de atividades multimodais na habilidade de leitura crítica de alunos do terceiro ano do ensino médio e em que medida essas atividades aumentam a capacidade de leitura crítica dos alunos supracitados.

O videoclipe constitui um gênero bastante apropriado para observar a construção identitária de cantores e cantoras, uma vez que consiste no “resultado de um processo de midiatização da performance musical [...], uma tentativa de síntese, num produto audiovisual, de um senso de personalidade do artista musical”, tendo por finalidade captar e manter a atenção do espectador (SOARES, 2009, p. 60).

Formation é uma música gravada pela cantora estadunidense Beyoncé. Foi lançada no dia 6 de fevereiro de 2016, pela gravadora Parkwood Entertainment, no serviço de distribuição Tidal, servindo como primeiro single do álbum Lemonade. O videoclipe da canção foi lançado simultaneamente, no Tidal e no Youtube. No serviço Vevo, foi lançado em 9 de dezembro de 2016. A música tem a produção de Mike Will Made-It e é co-escrita por Swae Lee, da dupla Rae Sremmurd.

A Pedagogia dos Multiletramentos tem como objetivo desenvolver a capacidade de agência na construção de sentidos, com sensibilidade para as diferenças, mudanças e inovações, o que a faz uma pedagogia mais “produtiva, relevante, inovadora, criativa e capaz de transformar a vida” (COPE; KALANTZIS, 2013, p. 2).

O ponto de partida dos projetos Learning by Design passou pela reconceitualização dos elementos fundamentais da discussão: aprendizagem, educação, currículo e pedagogia. Os seres humanos nascem com uma capacidade inata de aprender e, ao longo da vida, o aprendizado é contínuo. O aprendizado acontece quando as pessoas se envolvem umas com as outras e interagem com seus mundos de vida, que são naturais e feitos pelo homem. Na educação, o currículo é uma estrutura projetada conscientemente para a aprendizagem de áreas específicas do conhecimento. Isso pode ser organizado como uma disciplina ou um conjunto coerente de competências ou capacidades sociais. E dentro do currículo, a pedagogia é considerada a aplicação consciente dos processos de conhecimento à tarefa de aprendizagem (KALANTZISCOPE2005).

Letramento é o uso das habilidades de leitura, de escrita e de raciocínio numérico para atingir objetivos, desenvolver o próprio conhecimento e agir na sociedade.

Sobre multiletramentos, de acordo com Rojo, para abranger esses dois “multi” - a multiculturalidade característica das sociedades globalizadas e a multimodalidade dos textos por meio dos quais a multiculturalidade se comunica e informa, o grupo cunhou um termo ou conceito novo: multiletramentos (ROJO, 2012, p.13). O conceito de multiletramentos vai além, então, das noções de letramento e de letramentos múltiplos, pois, mais do que focalizar diferentes abordagens de ensino, a proposta é que a escola forme cidadãos capazes de analisar e debater a respeito da multiplicidade de culturas e de canais de comunicação que o cercam, podendo, assim, participar de forma ativa da esfera pública, seja no aspecto profissional ou pessoal.

No dizer de Dionísio (2005; 2011), a Multimodalidade refere-se às mais distintas formas e modos de representação utilizados na construção linguística de uma dada mensagem, tais como: palavras, imagens cores, formatos, marcas/ traços tipográficos, disposição da grafia, gestos, padrões de entonação, olhares etc.

Uma definição de leitura crítica inclui a avaliação da autenticidade e validade do texto (tradicional, eletrônico e visual), bem como a formulação de opinião acerca dele. Ao lidar com questões controversas, é essencial que o leitor seja capaz de se posicionar criticamente. O leitor deve entender o significado implícito como também o explícito; deve avaliar a fonte de onde o texto provém; deve diferenciar fatos relevantes de irrelevantes, saber fazer previsão e antecipar fatos, testar hipóteses acerca do que lê; deve ser capaz de diferenciar tratamentos marcados pela tendenciosidade e preconceito; e, finalmente, deve julgar, em suas conclusões, se o autor privilegiou todos os fatos apresentados (Bond, G.L. & Wagner, E.B. 1966; Spache, G.D. 1964).

 

 

 

ATIVIDADE

Com base no videoclipe abaixo, responda criticamente as seguintes questões.

Beyoncé - Formation (Official Video)

https://www.youtube.com/watch?v=WDZJPJV__bQ

 

1-    O que esta imagem representa para você?



 

2-    O que há de comum nesta imagem e o que ela revela para você?



 

 

3-    O que chamou a sua atenção nesta imagem?



4-    Esta imagem faz você pensar sobre o que?



 

5-    Como você compreende esta imagem?



 

 

 

6-    Que reflexões esta imagem gera em você?



 

7-    Como você interpreta esta imagem?



 

8-    O que está acontecendo nesta imagem?



 

9-    Traduza a frase “Stop shooting us” que está na imagem e diga, considerando o contexto do videoclipe, a qual grupo social ela pode estar relacionada.





 

 

 


 

10-  O que pode ter acontecido nesta imagem?

                


 

Pode-se concluir que este tipo de atividade pode contribuir significativamente para o desenvolvimento do pensamento crítico, bem como da leitura crítica visual dos estudantes.

 

REFERÊNCIAS

 

BEYONCÉ. Formation (Official Video). Youtube. 6 de fevereiro de 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WDZJPJV__bQ. Acesso em: 10 de junho de 2021.

 

BOND, G.L. & WAGNER, E.B. Teaching Children to Read. NY: Macmillan, 1966.

 

COPE, B. KALANTZIS, M. Multiliteracies: New Literacies, New Learning. In: Framing Languages and Literacies: Socially Situated Views and Perspectives. Edited by M. R. Hawkins. New York: Routledge, 2013, p. 105-135.

 

DIONISIO, A. P. Gêneros Textuais e Multimodalidade. In: KARWOSKI, A. M. ; GAYDECZKA, B. ; BRITO, K. S. (Org.) . Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.

 

____________. Multimodalidade discursiva na atividade oral e escrita (atividades). In: MARCUSCHI, L. A.; DIONISIO, A. P. (Org.). Fala e Escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

 

KALANTZIS, M. COPE, B. Learning by Design Project Group. Learning by Design, Victorian Schools Innovation Commission & Common Ground, Melbourne, 2005.

 

ROJO, R.; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

 

SOARES, T. A construção imagética dos videoclipes: canção, gêneros e performance na análise de audiovisuais da cultura midiática. 2009. 302 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.

 

SPACHE, G.D. Reading in the Elementary School. Boston, MA: Allyn & Bacon. 1964.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

(Parte 1) "Nenhum detalhe é pequeno demais para quem é apaixonado por cerveja"

(Parte 2) "Nenhum detalhe é pequeno demais para quem é apaixonado por cerveja"

Uma cena de Rapunzel