(Parte 2) "Nenhum detalhe é pequeno demais para quem é apaixonado por cerveja"
Neste segundo post, algumas imagens da propaganda serão analisadas por
meio do envolvimento, de Lim-Fei e Tan (2017).
O envolvimento é outra maneira de compreender textos multimodais, pois ele
apresenta aos alunos/leitores estratégias usadas nos textos visuais para atrair
a atenção deles. O envolvimento é dividido em: proeminência (tamanho, nitidez,
primeiro plano, iluminação e contraste da cor); direção (olhar direto, olhar
indireto, sem olhar); poder (ângulo alto, ângulo baixo, ângulo horizontal); e
intimidade (foto longe, foto médio, foto próximo).
Caso não tenha lido o primeiro post, clique aqui: (Parte 1)
PROEMINÊNCIA
Tamanho
O tamanho de um objeto em uma imagem, geralmente, é utilizado para
destacá-lo. Na imagem visualizada acima, nota-se uma sobreposição do
volante/direção em relação a outros objetos, o que chama a atenção da audiência
também para as mãos do cervejeiro. Essas informações visuais ficam mais
compreensíveis quando se sabe que a empresa Eisenbahn
preza pela fabricação artesanal de cervejas, fato evidenciado pelo foco
nas mãos e na enorme direção.
Nitidez
É perceptível o destaque no copo de cerveja, que está sobre uma mesa,
pois todo o fundo está borrado/sem destaque. Há, também, contraste nessa
imagem, devido às cores escuras e desfocadas ao fundo, que contrastam com o tom
mais claro da cerveja.
Primeiro plano
Nesta imagem, observa-se ao fundo, no segundo plano, o trem indo em
direção a uma espécie de forno. Já no primeiro plano, tem-se, mais uma vez,
foco na mão do Júlio Mendes, destacando a regulação no termômetro da
temperatura adequada do forno.
Contraste
Nota-se, nesta foto, um contraste de cores escuras com cores claras, e estas,
além de iluminar o pequeno trem escuro, que está sendo aquecido pelo fogo,
também dão visibilidade a ele.
DIREÇÃO
Olhar indireto
No olhar indireto, o visualizador é separado do mundo do sujeito. Dessa
forma, o envolvimento entre o espectador e o sujeito é limitado. Nesta imagem,
o olhar de Júlio está voltado para os ingredientes. Consequentemente, o olhar
do espectador volta-se para os ingredientes. Infere-se que até a escolha dos
ingredientes é feita com bastante atenção.
PODER
Ângulo alto
Em ângulos altos, normalmente, o espectador está olhando para o sujeito.
Neste caso, tem-se, nas duas imagens, o trem sendo observado do alto por Júlio
Mendes, que acompanha todo o percurso do trem. Na primeira imagem, entende-se
que o ângulo alto da câmera pode chamar a atenção também para a plantação de
trigo, pois cada planta foi colocada “à mão, nos mínimos detalhes”.
Ângulo baixo
De acordo com Kress e Van Leeuwen (2001), quando a câmera é posicionada abaixo do objeto e apontada para cima, o tamanho e o volume dos objetos são amplificados. Na primeira imagem acima, pode-se ver uma amplificação do trem, tornando os seus detalhes mais visíveis. Já na segunda, o ângulo distante e baixo da câmera permite que o visualizador observe o que está acima do trem, que são sacos cheios de trigo.
Ângulo horizontal
Nas imagens de ângulo frontal, o visualizador pode se relacionar com o
objeto. Nestas imagens, atenção é chamada para o objeto. Com esse
posicionamento de câmera, os detalhes do objeto são analisados pelo espectador.
Nota-se, por exemplo, com bastante facilidade, o farol do trem e um ingrediente
de cerveja sendo transportado.
INTIMIDADE
Foto distante
Essencialmente, fotos de plano distante tendem a focalizar menos os
sujeitos e focalizar mais o ambiente. Na imagem acima, é possível ver
funcionários da empresa trabalhando manualmente no processo de fabricação da
cerveja artesanal, bem como o ambiente onde eles estão.
Foto médio
A foto de plano médio pode direcionar a tenção do espectador para o sujeito
em relação ao ambiente. Nesta imagem, enxerga-se Júlio Mendes em uma relação de
apreciação/avaliação positiva para com o copo de cerveja.
Foto próximo
As fotos de plano próximo podem transmitir as emoções do sujeito para o espectador.
Nesta imagem, é possível notar o olhar atento de Júlio para a seleção dos
melhores ingredientes que serão usados para a produção da cerveja. A imagem,
também, pode revelar a seriedade ou concentração do funcionário relacionada ao cuidado
no processo de fabricação, que é uma das características dessa empresa.
REFERÊNCIAS
CERVEJA EISENBAHN. Nenhum detalhe é pequeno demais para quem é apaixonado por cerveja. [S. L.]. 2020. 1 vídeo. (1:02). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Rm4vkWx_c2I. Acesso em: 24 de junho de 2021.
KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Multimodal Discourse: The modes and media of contemporary communication. London: Arnold, 2001.
LIM-FEI,
V. & Tan, K.Y.S. Multimodal Translational Research: Teaching Visual Texts. In
Seizov, O. & Wildfeuer, J. (eds.). New studies in multimodality:
Conceptual and methodological elaborations. London/New York: Bloomsbury. 2017.
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