(Parte 2) "Nenhum detalhe é pequeno demais para quem é apaixonado por cerveja"




Neste segundo post, algumas imagens da propaganda serão analisadas por meio do envolvimento, de Lim-Fei e Tan (2017). O envolvimento é outra maneira de compreender textos multimodais, pois ele apresenta aos alunos/leitores estratégias usadas nos textos visuais para atrair a atenção deles. O envolvimento é dividido em: proeminência (tamanho, nitidez, primeiro plano, iluminação e contraste da cor); direção (olhar direto, olhar indireto, sem olhar); poder (ângulo alto, ângulo baixo, ângulo horizontal); e intimidade (foto longe, foto médio, foto próximo).

Caso não tenha lido o primeiro post, clique aqui: (Parte 1)

 

PROEMINÊNCIA

Tamanho

 

O tamanho de um objeto em uma imagem, geralmente, é utilizado para destacá-lo. Na imagem visualizada acima, nota-se uma sobreposição do volante/direção em relação a outros objetos, o que chama a atenção da audiência também para as mãos do cervejeiro. Essas informações visuais ficam mais compreensíveis quando se sabe que a empresa Eisenbahn preza pela fabricação artesanal de cervejas, fato evidenciado pelo foco nas mãos e na enorme direção.

 

Nitidez


É perceptível o destaque no copo de cerveja, que está sobre uma mesa, pois todo o fundo está borrado/sem destaque. Há, também, contraste nessa imagem, devido às cores escuras e desfocadas ao fundo, que contrastam com o tom mais claro da cerveja.

 

Primeiro plano 


Nesta imagem, observa-se ao fundo, no segundo plano, o trem indo em direção a uma espécie de forno. Já no primeiro plano, tem-se, mais uma vez, foco na mão do Júlio Mendes, destacando a regulação no termômetro da temperatura adequada do forno.

Contraste

 


Nota-se, nesta foto, um contraste de cores escuras com cores claras, e estas, além de iluminar o pequeno trem escuro, que está sendo aquecido pelo fogo, também dão visibilidade a ele.

 

DIREÇÃO

Olhar indireto


No olhar indireto, o visualizador é separado do mundo do sujeito. Dessa forma, o envolvimento entre o espectador e o sujeito é limitado. Nesta imagem, o olhar de Júlio está voltado para os ingredientes. Consequentemente, o olhar do espectador volta-se para os ingredientes. Infere-se que até a escolha dos ingredientes é feita com bastante atenção.

 

PODER

Ângulo alto

 


Em ângulos altos, normalmente, o espectador está olhando para o sujeito. Neste caso, tem-se, nas duas imagens, o trem sendo observado do alto por Júlio Mendes, que acompanha todo o percurso do trem. Na primeira imagem, entende-se que o ângulo alto da câmera pode chamar a atenção também para a plantação de trigo, pois cada planta foi colocada “à mão, nos mínimos detalhes”.

 

Ângulo baixo


De acordo com Kress e Van Leeuwen (2001), quando a câmera é posicionada abaixo do objeto e apontada para cima, o tamanho e o volume dos objetos são amplificados. Na primeira imagem acima, pode-se ver uma amplificação do trem, tornando os seus detalhes mais visíveis. Já na segunda, o ângulo distante e baixo da câmera permite que o visualizador observe o que está acima do trem, que são sacos cheios de trigo.

Ângulo horizontal



Nas imagens de ângulo frontal, o visualizador pode se relacionar com o objeto. Nestas imagens, atenção é chamada para o objeto. Com esse posicionamento de câmera, os detalhes do objeto são analisados pelo espectador. Nota-se, por exemplo, com bastante facilidade, o farol do trem e um ingrediente de cerveja sendo transportado.

 

INTIMIDADE

Foto distante

 


Essencialmente, fotos de plano distante tendem a focalizar menos os sujeitos e focalizar mais o ambiente. Na imagem acima, é possível ver funcionários da empresa trabalhando manualmente no processo de fabricação da cerveja artesanal, bem como o ambiente onde eles estão.

 

Foto médio


A foto de plano médio pode direcionar a tenção do espectador para o sujeito em relação ao ambiente. Nesta imagem, enxerga-se Júlio Mendes em uma relação de apreciação/avaliação positiva para com o copo de cerveja.

 

Foto próximo


As fotos de plano próximo podem transmitir as emoções do sujeito para o espectador. Nesta imagem, é possível notar o olhar atento de Júlio para a seleção dos melhores ingredientes que serão usados para a produção da cerveja. A imagem, também, pode revelar a seriedade ou concentração do funcionário relacionada ao cuidado no processo de fabricação, que é uma das características dessa empresa.

 

REFERÊNCIAS

CERVEJA EISENBAHN. Nenhum detalhe é pequeno demais para quem é apaixonado por cerveja. [S. L.]. 2020. 1 vídeo. (1:02). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Rm4vkWx_c2I. Acesso em: 24 de junho de 2021.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Multimodal Discourse: The modes and media of contemporary communication. London: Arnold, 2001.

LIM-FEI, V. & Tan, K.Y.S. Multimodal Translational Research: Teaching Visual Texts. In Seizov, O. & Wildfeuer, J. (eds.). New studies in multimodality: Conceptual and methodological elaborations. London/New York: Bloomsbury. 2017.

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