(Parte 1) "Nenhum detalhe é pequeno demais para quem é apaixonado por cerveja"
INTRODUÇÃO
Este post objetiva analisar um texto
multimodal, segundo os estudos de Lim-Fei e Tan (2017). O texto a ser
analisado consiste em um anúncio, em forma de vídeo, de uma cervejaria
brasileira.
Eisenbahn é uma cervejaria localizada
em Blumenau, Santa Catarina, Brasil. Fundada em 2002, foi
comprada pelo grupo Kirin. Produz cerveja e chope seguindo
a Reinheitsgebot, uma regra alemã de pureza, e com uma grande variedade de
sabores e tipos de fermentação. O nome, que significa "ferrovia"
em alemão, é uma analogia a uma antiga estação ferroviária, localizada
próxima ao edifício utilizado agora pela fábrica e pelo bar da mesma, sendo que,
no rótulo, apresenta uma antiga locomotiva como emblema.
O texto multimodal a ser analisado é intitulado Nenhum detalhe é
pequeno demais para quem é apaixonado por cerveja. O filme se inicia com um trem - logo da marca - anunciando que todo o
vídeo foi feito à mão, reforçando o caráter craft da companhia. A partir
disso, o veículo percorre entre trilhos de madeira e 18 mil trigos que foram
colocados manualmente, um por um, na maquete da cenografia. Todas as etapas de
preparação da cerveja estão sob o olhar minucioso de Juliano Mendes, fundador
da Eisenbahn. Ele é o responsável por acompanhar os ingredientes, inserir
lúpulo no trem, medir a temperatura ideal e finalizar o líquido. Ao término, a
fumaça do trem se transforma em uma espuma de cerveja, onde Juliano apresenta o
estilo Pilsen em diversos formatos.
TEORIA
Lim-Fei e Tan (2017) dividem a análise de textos multimodais em
três categorias, a saber: forma, audiência e mensagem.
Nesta análise, apenas a mensagem será considerada.
A segunda é o apelativo, divido em
poder, razão e emoção. Nessa, há uma relação com o triângulo aristotélico, que
consiste, respectivamente aos termos ethos, logos e pathos.
Poder (Ethos)
É considerado um apelo à autoridade ou ao caráter.
Técnicas de persuasão usando ethos tentam persuadir com base na posição social
ou no conhecimento do falante. Um argumento baseado no ethos inclui uma
declaração que faz uso da posição e do conhecimento do locutor, ou seja, há
mais probabilidade de se confiar em pessoas que tem bom senso, boa moral e bom
conhecimento de um determinado assunto ou contexto.
Razão (Logos)
A retórica baseada no logos tem base na
lógica e na razão, ao invés da emoção, autoridade ou personalidade. Uma boa retórica
baseada em logos pode persuadir as pessoas, porque o argumento é bem
fundamentado e baseado em fatos.
Emoção (Pathos)
Pathos, que em grego significa sofrimento ou
experiência, é uma retórica que apela à emoção. Mas pathos não se trata apenas
de criar emoção; também pode ser usado para neutralizá-la.
A terceira parte é o representacional,
podendo ser literal ou inferencial. No literal, o significado é exatamente como
indicado; sem nenhuma interpretação adicional. No inferencial, o significado
está relacionado à inferência, à observação e à consequente compreensão por
meio de dedução.
Por
último, tem-se a parte contextual, caracterizada pela produção e pela
recepção. A produção é basicamente o objetivo ou intenção do enunciado. Já a
recepção revela como esse enunciado foi interpretado pela audiência.
ANÁLISE
Vídeo:
Propósito
Como já era de se esperar, essa propaganda tem finalidade econômica, o
que fica mais evidente com a frase “aprecie com moderação”, destacada em azul
na parte inferior da imagem. Mas as imagens abaixo demonstram mais um
propósito, que é, inclusive, o predominante.
Nas imagens acima, nota-se também o entretenimento, pois o vídeo foi feito literalmente à mão, com bastante detalhamento, transparecendo criatividade e inovação, o que prende a atenção de quem o vê. No decorrer da propaganda, pode-se acompanhar o percurso do trem passando por diversos locais, desde uma plantação até a um processo de aquecimento da cerveja.
Apelativo
Observa-se, na imagem acima, o fundador da Eisenbahn, Juliano Mendes,
que é um dos principais personagens do movimento de crescimento e ganho de
relevância de cerveja artesanal no Brasil. Eisenbahn é uma cervejaria que
presa pela qualidade artesanal. É possível ver o ethos presente aqui de duas
formas. A primeira é a presença de Juliano Mendes, que é um nome relevante para
esse tipo de cerveja no Brasil. A segunda é porque fica evidente que até a seleção
dos melhores ingredientes é escolhida à mão, fato que credibiliza o propósito
dessa empresa.
Já na imagem acima, considera-se a emoção (pathos) e a razão (logos). Em
relação à emoção, Juliano é visto, sorrindo, possivelmente, admirando e
segurando um copo de cerveja recém-preparado, transmitindo aos clientes, desse
modo, satisfação pelo resultado final do produto. Por outro lado, considerando
o logos, é apresentado um fato comprovado sobre a cerveja em destaque, que é a
frase localizada na parte inferior da imagem: “qualidade artesanal reconhecida
através de diversas premiações internacionais em concursos renomados como o
Word Beer Awards, entre 2007 e 2019.
Representacional
Constata-se tanto o significado literal como o inferencial
nas imagens acima. A metalinguagem (“Esse filme foi feito à mão – nos
mínimos detalhes”) da propaganda vai ao encontro da característica da
cervejaria, que se propõe a fabricar produtos de forma artesanal e com
qualidade no processo de produção. Realmente, o filme anunciativo é feito todo
à mão e isso é comprovado ao longo do filme. Com isso, é inferido que a
Eisenbahn cumpre o que ela promete.
Contextual
Produção
Essa propaganda foi lançada no dia 23 de setembro de 2020 no canal Cerveja
Eisenbahn no Youtube do Brasil. O objetivo dessa campanha foi mostrar para o consumidor que uma boa cerveja é uma
consequência de muito cuidado em todas as etapas do processo - desde a seleção
dos ingredientes até a atenção com cada etapa de produção.
Recepção
Considerando os comentários acima, essa propaganda foi avaliada
positivamente pelos clientes da marca e pelo público em geral. Os aspectos mais
elogiados foram o capricho no processo de fabricação da cerveja, o trem, bem
como a trilha sonora, composta da canção Long Train Running, da banda
The Doobie Brothers.
REFERÊNCIAS
CERVEJA EISENBAHN. Nenhum detalhe é
pequeno demais para quem é apaixonado por cerveja. [S. L.]. 2020. 1 vídeo.
(1:02). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Rm4vkWx_c2I. Acesso em:
24 de junho de 2021.
LIM-FEI,
V. & Tan, K.Y.S. Multimodal Translational Research: Teaching Visual Texts.
In Seizov, O. & Wildfeuer, J. (eds.). New studies in multimodality:
Conceptual and methodological elaborations. London/New York: Bloomsbury. 2017.
Comentários
Postar um comentário